PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

domingo, 29 de maio de 2011

Descolonização, destruição de uma Pátria e não só! Excertos de um texto do Prof. Adriano Moreira

Após ter sido submetido ao saneamento Abrilesco, o Prof.Adriano Moreira, escreveu um texto explicativo, dirigido aos oficiais dos Cursos do Instituto Superior Naval de Guerra, que foi, também, a sua escola durante dezenas de anos. Publicado pela primeira vez em 1976 e do qual retiro uma pequenas parte.
“Não é descolonização um acto que abriu caminho à eliminação física e silenciosa de milhares de homens de todas a etnias, que entregou às piores violências mulheres e crianças portuguesas sem conta, que submeteu à humilhação membros das Forças Armadas Nacionais, e que obrigou à salvação da vida, pela fuga, a centenas de milhares de portugueses que tudo perderam, sem ao menos terem o amparo das opiniões públicas mundial e nacional, mantidas desinformadas dos acontecimentos.  Dizer que tudo se deve à falta de palavra dos interlocutores, é o mesmo que dizer que não houve política.

Não foi de descolonização que se tratou. Os retornados são as vítimas visíveis. Dos que não voltaram, não se sabe quantos é que não tiveram sequer direito a epitáfio. Todos, porém, têm direito ao respeito.

Em Portugal assistimos à confusão da Pátria com o regime derrubado, à negação da validade ecuménica da expansão, à destruição da imagem nacional dos sábios, heróis e santos, à humilhação dos símbolos de um passado secular. Nenhum povo merece isto. Nenhum povo pode ser humilhado e ofendido, não por inimigos externos, mas por nacionais. O povo português não tem de que arrepender-se. Pelo contrário, tem fundamentos indestrutíveis para se gloriar na contribuição que deu para que o género humano  possa ter hoje um sentimento planetário de interdependência e socialização. Mal servido, por vezes. Mas, na relatividade de cada época, nenhum o excedeu em moderação, isto somos nós?!...

O povo português tem o direito de exigir que respeitem a sua gesta mundial; tem o direito ao orgulho pelo seu passado; tem direito de impor isso aos seus nacionais. Pertence-lhe o direito de encarar os futuros  agora possíveis, sem humilhação, mas estamos a ser humilhados pelos nossos governantes e sua classe política, e pelos políticos estrangeiros.

Mas aquilo a que assistimos foi a uma destruição dos quadros técnicos forçados à dispersão pelo estrangeiro, ao fim das escolas profissionais técnicas...

O investimento nacional perdido não pode sequer ser  avaliado, nem estes governantes sabem estimar o que se perdeu. O País não tem qualquer possibilidade de reposição, sobretudo tendo em conta o que o aparelho do ensino entrou em perda acelerada. O único caminho é o da recuperação, a volta, mas isso não se faz, não se consegue, sem o prévio restabelecimento de uma economia e de uma administração, de um recuperar da nossa agricultura, indústria, pescas... Entretanto, os débeis serviços que se mantêm são entregues a pessoal recrutado entre camadas que frequentemente têm mais ambições do que capacidade. São o que há, e não o que é preciso.”
Hoje, batemos no fundo! Estamos em bancarrota! Pela terceira vez em 37 anos pedimos auxílio fora de portas, por incúria, por incompetência, por inépcia, por ignorância, podia continuar, mas para quê?!...Nada nos faz voltar atrás no tempo e recuperar o perdido, temos de caminhar em frente e lutar pelo que ansiamos.
Temos uma oportunidade de ouro para fazer a mudança!
Temos que esquecer a alternância e pensar em alternativa!!!!
Temos de dar voz aqueles que nos poderão dar início á mudança.
As palavras que escolhi de um longo texto do Professor Adriano Moreira, servem para da minha parte fazer uma merecida homenagem, ao meu antigo dirigente político, e a quem muito admiro, e que seria uma grande "ajuda", a mudar o nosso Portugal ,  e a alguém que, hoje com 88 anos, serviu a Nação,deu muito de si e sempre sem medo afirmou e disse o que pensava!!!!
Bem Haja, PROFESSOR ADRIANO MOREIRA!!!

De um grupo de ex-CDS, que muito o admiram.

Sem comentários:

Enviar um comentário