PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

domingo, 24 de abril de 2011

Nacionalismo: nem demais, nem de menos.

Nacionalismo: nem demais, nem de menos.

Fiquei pensando em algo para voltar a escrever nesta página.  Resolvi escrever alguma coisa sobre nacionalismo. Pensei sobre seus limites.

Com o convívio com pessoas de outras nações Europeias/Ocidentais, percebi que a interacção entre povos é algo que pode acrescentar e muito para o mundo como um todo. Troca de experiências, contos, crenças, histórias... tudo isso faz com que o homem cresça e o mundo agradece. Mas não quero receber dos Britânicos/Alemães/Franceses... fotos pornográficas, quero saber o que eles pensam da gente, o que eles acham que podemos mudar para evoluirmos (não no sentido do capital, mas como sociedade), e depois decidimos o qual o rumo que devemos dar ao nosso destino( Assim é que seria uma Europa das Pátrias). Quero saber como eles encaram religião, a política, o mundo.

Nacionalismo exacerbado não permite essa interacção. Cria-se o egocentrismo. 'Nós somos os melhores,não estou  nem aí para o que eles tem de falar para mim.'. Levantam-se barreiras invisíveis que impedem o desenvolvimento do mundo Ocidental como um todo. Além disso, a intensidade desse sentimento faz com que a média crie rivalidade inexistentes e alimenta essa criação de uma forma que gera preconceito de uma nação por outra (não estou questionando as rivalidades históricas).

Ter uma identidade nacional é muito importante. Cultura, língua, história, orgulho e outros. Mas com limites, para que pessoas com má intenção não manipulem outras para surgir preconceitos banais.

Isto é o conteúdo do verdadeiro nacionalismo e de um povo há procura de si...



Sem comentários:

Enviar um comentário