PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

domingo, 3 de julho de 2011

Escócia pode estar perto de sonho de independência

Falemos nos nossos amigos Escoceses  e do seu "sonho" de se libertarem do jugo Britânico. Estamos a uns passos de uma futura criação das Pátrias livres...


Com o objectivo de ser independente da Coroa, Partido Nacional Escocês tem maioria no Parlamento e deve fazer referendo
As queixas da Escócia contra a Inglaterra, o poderoso país vizinho ao sul, são profundas e longas, que remontam a centenas de anos. Mas, apesar de feroz orgulho do país nas coisas que o tornam diferente - história, cultura, comidas típicas como haggis - a independência escocesa sempre pareceu um sonho quixotesco, a fantasia de uma minoria declarada, com mais paixão do que poder.
Pelo menos até maio. O Partido Nacional Escocês, cujo objectivo declarado é garantir a independência da Escócia, surpreendeu possivelmente até a si mesmo ao conseguir uma retumbante maioria no Parlamento Escocês e assumir o controle directo do governo do país pela primeira vez (o partido era líder de um governo de coligação frágil desde 2007).
A vitória o coloca, paradoxalmente, em uma situação difícil. Tendo há muito prometido realizar um referendo sobre a independência, o sagaz líder do partido, Alex Salmond, não tem escolha senão ir em frente. As pesquisas mostram que a maioria dos escoceses se opõem à independência e um voto "não" provavelmente seria um grande golpe para a "credibilidade e para a  causa dos nacionalistas.
Mas Salmond, que como primeiro-ministro da Escócia está a cargo de seu governo, talvez tenha alguma margem de manobra. Primeiro, atrasando o referendo até o fim da actual legislatura, talvez para 2014 ou 2015, ele pode ganhar tempo para convencer os eleitores. Segundo, se ele conseguir colocar mais de uma opção no referendo - que os eleitores possam escolher, por exemplo, entre o status quo com mais poderes para a Escócia e a independência total - ele pode ser capaz de sintonizar melhor o problema.
"Se eles conseguirem esse referendo de questões múltiplas, Alex Salmond pode perder o referendo sobre a independência. Mas dizer que, ainda que a independência seja sua aspiração, tem que ser bem ponderada quando se colocar a "questão" ao povo.

Processo
A situação actual é uma extensão lógica de um processo que começou em 1997, quando o governo trabalhista da época tentou abordar o perene incómodo do nacionalismo escocês concedendo aos escoceses seu próprio Parlamento e uma maior influência sobre como gastar seu dinheiro em áreas como saúde e educação. A Devolução, como foi chamada, deveria "matar de vez o nacionalismo escocês", como um membro do governo disse na época, mas isso uniu ainda mais os escoceses dando-lhes confiança e força em suas diferenças.
Os escoceses têm se mantido tradicionalmente à esquerda da política da Inglaterra e o Parlamento escocês promulgou uma série de medidas que seriam impossíveis no Parlamento de Westminster, mesmo sob um governo trabalhista. As universidades inglesas cobram taxas anuais, enquanto as universidades escocesas são gratuitas (para estudantes escoceses, pelo menos). Os idosos pagam por seus remédios na Inglaterra, enquanto na Escócia eles recebem qualquer remédio gratuitamente.
Nesse meio tempo, algo estranho aconteceu: o Partido Nacional Escocês deixou de ser um partido marginal de uma única questão e se tornou uma força capaz de se levantar perante o Parlamento de Westminster e o Parlamento Escocês ? à frente dos partidos Trabalhista, Conservador e Liberal Democrata, que estão cada vez mais debilitados.
"Alguns anos atrás, eles não eram levados a sério, mas tudo isso mudou" e isto porque "as pessoas pensam em Alex Salmond como o melhor político e querem um governo forte e firme mantido por um político que tenha em mente os interesses da Escócia", e não os interesses da Grã-Bretanha.
Urgência
O sucesso de Salmond como primeiro ministro fez da necessidade de independência algo menos urgente, e "Ironicamente,  esse é o dilema do PNS, as pessoas parecem gostar de um governo que briga dentro do sindicato", referindo-se à união entre as nações que formam a Grã-Bretanha: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. "Elas gostam do governo do PNS por ser um pouco estranho - e ao perceber que a descentralização pode fazer isso, as pessoas não sentem necessidade de independência".
Desde a eleição de Maio, Salmond tem flexionando seus músculos. No Parlamento Escocês, ele introduziu uma medida controversa para aumentar as penas contra a violência sectária após incidentes nos jogos de futebol entre os rivais Celtic e Rangers. "Eu não vou aceitar que as pessoas vivam com medo de alguma rivalidade idiota do século 17 no século 21", disse ele.
Ele reintroduziu um projecto de lei, derrotado há vários anos, que busca definir um preço mínimo por unidade de álcool, dizendo que beber na Escócia saiu de controle e que "tolerar uma corrida para ver quem chega primeiro ao fundo da garrafa, estraga a nossa saúde, nosso julgamento, nossos relacionamentos, nossa segurança e nossa dignidade".
Em Westminster, os nacionalistas têm revelado sua resistência ao insistir em mais concessões na legislação que estabelece a relação entre a Escócia e a Inglaterra que estão trilhando o seu caminho através do Parlamento. Entre outras coisas, o projecto de lei reduziria o imposto de renda que os escoceses pagam à Grã-Bretanha em troca de uma redução na subvenção anual que a Grã-Bretanha dá para a Escócia. Para compensar a diferença, a Escócia poderia cobrar seu próprio imposto de renda.
O Partido Conservador da Grã-Bretanha, que lidera o governo de coligação em Westminster e é altamente impopular na Escócia, teve de adoptar uma abordagem cautelosa por medo de alienar os escoceses ainda mais e alimentar a causa da independência. Os conservadores se opõem à independência da Escócia - como, aliás, todos os partidos não nacionalistas, mas concordaram, em teoria, em permitir que os escoceses realizem um referendo sobre o assunto.
Os partidos da oposição calcularam mal o sentimento demonstrado pela população nas eleições recentes, fazendo previsões sombrias sobre uma Escócia controlada pelo Partido Nacional Escocês, mesmo quando o partido e Salmond demonstravam "optimismo sobre o futuro da Escócia",  "O PNS devolveu à Escócia o orgulho em ser escocês", os escoceses vêem que a Escócia se está a ser sua, coisa que á séculos tinham perdido com a anexação pelos Reis da Grã-Bretanha.

Se a Escócia alcançar a independência, a Espanha no prazo de 10 anos fragmenta-se, porque a Catalunha quer a independência, País Basco o mesmo...
O Nacionalismo trás a liberdade e a verdadeira liberdade dos povos se afirmarem, e é um passo para a futura criação das Nações livres, irmanadas pelos seus povos, onde teem o direito de decidir a sua "vida".

Sem comentários:

Enviar um comentário