PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A CRISE NO NOSSO RECTÂNGULO...


O que será que deu de errado em Portugal?

Diferentemente de outros países, não houve qualquer estouro de bolha em Portugal. O que houve foi um processo gradual de perda de competitividade, com o aumento dos salários e redução das tarifas de exportações de baixo valor da Ásia para a Europa.
Enfrentando um baixo crescimento econômico, o governo português tem encontrado dificuldades para obter a arrecadação necessária para arcar com os gastos públicos.
Os gastos do governo têm sido relativamente altos, devido em parte a uma sucessão de projectos caros - especialmente de melhora no setor de transportes, tendo em vista o aumento da competitividade( só que depois vai destruindo o que incentiva-"não se compreende", mas será para compreender?!...

Assim, quando estourou a crise financeira global, Portugal passou a enfrentar uma grande dívida pública, que ficou cada vez mais difícil de ser financiada.

Pergunta-se porque Portugal precisa de ajuda?

Portugal tem tido crescentes dificuldades para administrar a sua dívida, com o aumento das taxas de juros que é obrigado a pagar, devido às preocupações de investidores( e de crápulas das agências de ratting) de que o país será incapaz de pagar seus empréstimos.
Para aumentar a confiança na economia, tenta-se adoptar " medidas a maioria sem pés nem cabeça "de austeridade para reduzir os gastos do governo. O pacote incluí cortes no pagamento de pensões, de subsídios de férias e natal, e no aumento do IVA e no aumento de todos os produtos aumentos de impostos e altas nas tarifas do transporte público...
No entanto, a oposição considera as medidas drásticas demais, e com toda a razão, e com todas estas medidas draconianas a confiança na economia caiu ainda mais.

Qual a razão lógica  porque Portugal não decreta moratória da dívida?
 
Se Portugal não fizesse parte da zona do euro, ele poderia ser levado a decretar moratória, fosse se negando a pagar os juros da sua dívida, fosse insistindo que seus credores aceitassem receber parcelas menores, além de perdoar parte da dívida.
No caso de Portugal, isto seria muito difícil. A taxa de juros que governos da zona do euro pagam já tem sido mantida baixa, sob o argumento de que a UE e o Banco Central Europeu (BCE) dariam assistência aos países da região para evitar moratórias.
Se não fosse este o caso, o custo de tomar empréstimos por parte dos países menores da EU - alguns dos quais já encarando problemas para saldar as suas dívidas - aumentaria significativamente.
Assim, se Portugal decretasse moratória, provavelmente a Irlanda e a Grécia também fariam o mesmo - o que traria grandes problemas para os bancos que emprestaram dinheiro a estes países.
Se todos estes bancos tivessem problemas, isto seria um grande teste para os recursos do BCE, que já emprestou dinheiro às instituições envolvidas com os países em crise. É provável que a UE continue ajudando os países para evitar moratórias, mas vai continuando a sugar-nos o pouco que nos resta, principalmente o FMI, que cada vez que nos visita pagamos 36 milhões de euros.

Mas para bom entendedor vemos que no dia em que a crise mundial estiver oficialmente ultrapassada, Portugal não estará mais perto de sair dela. O motivo é simples: a crise faz parte do modo de operação da economia portuguesa. Para alterar o rumo do país, é preciso modificar radicalmente o modelo de funcionamento. A alternativa, se nada for feito, é sair "da crise conjuntural com os problemas estruturais agravados" por causa das opções de política económica que estão a ser tomadas.
Devíamos defender uma solução de três passos: "Um, reformas estruturais; dois, reformas estruturais e três, reformas estruturais".
Será preciso reestruturar tudo, da Justiça ao trabalho, passando por todos os domínios da despesa pública, e repensar o endividamento externo. "Não temos feito grandes reformas nos últimos anos", o aumento da competitividade requer novos formatos, temos que ser radicais, erradicar o que está "mal" pela raiz.
Temos que repensar os gastos megalómanos. "porque estamos a correr o risco de hipotecar o futuro", porque o nível actual de endividamento "é preocupante", temos de trocar volume por qualidade no que toca a investimentos. "A capacidade de endividamento externo não é ilimitada, e exige escolhas", temos de saber ver que governar é hierarquizar prioridades, e depois optar, doa a quem doer.

Temos de investir na geografia, porque Portugal deve servir de porta de entrada de produtos na Europa e particularmente na Península Ibérica, aproveitando a sua posição no Atlântico e o país tem que apostar na capacidade transformadora e usar aquilo que tem de melhor: as pessoas e a inovação. "Para sair da crise também é acertado apostar no turismo.

O país tem vivido acima das possibilidades, graças ao endividamento excessivo, e que as entropias geradas pelas desigualdades,prejudicam o caminho para a prosperidade, perpetuando os desequilíbrios que existem há décadas e por isso temos de olhar para os resultados das políticas públicas que, no fim de contas, são salários indirectos para muitas pessoas Isto é: melhor saúde e educação só podem ter um efeito positivo na produtividade e no bem-estar de toda a população a médio/longo prazo ..

Temos o dever de proteger as boas ideias, porque os governantes de Portugal não perceberam muito bem a mudança actual de paradigma, na qual a propriedade intelectual é de importância vital é por isso que é preciso reforçar a protecção da inovação e a massa crítica de talentos.Temos de criar 100 a 200 novas empresas de base tecnológica, e temos de criar bom ambiente para a juventude talentosa.Portugal tem  nesta década de se centrar na "flexibilização" e de capitalizar na "boa imagem" que angariou em sectores de valor acrescentado, como a tecnologia, o turismo, a vitivinicultura e as energias renováveis.
Seria tão difícil implementar políticas semelhantes a estas? Sim será enquanto tivermos esta corja corrupta a governar-nos, e o principal culpado é o "Povo", que continua enfeitiçado pelo falar destes políticos de pacotilha e por estes motivos iremos atravessar fases muito difíceis, nestes próximos anos .

Sem comentários:

Enviar um comentário