PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Extrema-direita não tem nada a ver com a loucura de Breivik

Agora todos acusam  a extrema direita (nacionalistas...)  destes actos, esquecendo-se que os loucos, têm atitudes que não têm muita lógica ou explicações ponderadas.
Este louco, é possuidor  de um razoável património, e foi um militar das tropas de éliteRicardo Coração de Leão. O homem por detrás deste pseudónimo, que Anders Behring Breivik diz ser o seu mentor na organização de templários fundada em 2002, continua a ser uma das questões por esclarecer nos contornos do duplo atentado que na passada sexta-feira matou 76 pessoas na Noruega. Ontem a directora dos serviços de informação noruegueses, Janne Kristiansen, disse não haver evidências de que o autor dos atentados estivesse ligado a outras células na Noruega ou no estrangeiro, suspeita levantada pelo próprio na primeira audição em tribunal. À BBC, Kristiansen disse acreditar que o terrorista agiu sozinho.
Nas reacções da extrema-direita, os movimentos informais parecem estar mais empenhados em demarcar-se das visões e dos planos de Breivik do que alguns membros de partidos em funções. Na Internet, os dois homens depressa associados ao cognome do rei Ricardo I de Inglaterra publicaram comunicados a repudiar os atentados. O primeiro a pronunciar-se foi Paul Ray, fundador e entretanto afastado da Liga de Defesa Inglesa (EDL na sigla inglês), um dos movimentos de extrema-direita suspeito de estar em contacto com o norueguês de 32 anos. Ray assina o blogue na Internet Lionheart UK e já tinha rejeitado a implicação nos atentados, considerando que o mentor em causa será o “financiador e controlador político” da EDL Alan Lake. Ontem, contudo, voltou a repudiar o atentado e a sublinhar a ligação de Breivik à EDL, dizendo mesmo que este terá sido “intoxicado por este movimento” durante o último ano de contactos. Ray confirmou pertencer a uma organização anti-islâmica, inspirada nas cruzadas dos templários. Disse no entanto que esta se trata de uma “ideia” e não de um movimento violento. “Os actos de Anders Breivik são a antítese do Cristianismo e dos Templários, o que significa que o homem é completamente louco.”
Já Alan Lake, a quem os sites antifascismo criticaram nos últimos dias por ter elogiado ao atentado de Breivik contra os “esquerdistas”, publicou ontem um comunicado na comunidade nacionalistas 4 Freedoms  onde diz não conhecer Breivik e ter resistido a todas as abordagens do seu movimento, corrigindo o comentário que confirmou ter feito no fim-de-semana.  “Condeno categoricamente as suas acções, que mataram inclusive amigos de um amigo meu – um em Oslo e dois em Utoya.”
A Liga de Defesa Inglesa e a homóloga Liga de Defesa Norueguesa, movimentos recentes da extrema-direita, foram das primeiras organizações a condenar os atentados. Dois dias depois do duplo atentado as acções de Breivik foram também repudiadas pela única organização de templários reconhecida pelas Nações Unidas, a Ordem Internacional dos Cavaleiros Templários.
Na imprensa norueguesa este tipo de reacções acentuou ontem o debate sobre que espaço devem ter as opiniões fundamentalistas nos media. Citado pelo AftenPosten, o secretário-geral da Associação de Imprensa Norueguesa, Edgar Kokkvold, disse que é importante haver uma maior cobertura de visões extremistas. Também o editor do site Document.no, onde Anders Behring Breivik publicou vários comentários entre 2009 e 2010 e onde surgem alguns textos mais recentes relacionados com o seu pseudónimo online, Sigurd Jorsalfare, disse ontem que as pessoas que entendem que o espaço nos media noruegueses não é suficiente, procuram alternativas. “Não são a maioria, mas temos de visitas de pessoas com atitudes mais radicais. Tentamos contraria-los o máximo possível.” Num email enviado ao diário norueguês, Rush sublinha que o site passará a ter uma edição mais rigorosa.
Enquanto não surgem factos conclusivos nas investigações da polícia norueguesa, o primeiro-ministro Jens Stoltenberg anunciou ontem a criação de uma comissão especial de inquérito ao duplo atentado. Esta comissão vai analisar todos os acontecimentos de sexta-feira, inclusive as já consideradas falhas das autoridades – ontem soube-se que o carro armadilhado que provocou a morte de oito pessoas no centro de Oslo estaria estacionado há dois dias na zona dos edifícios governamentais.  As autoridades estão a investigar ligações de Breivik a três organizações portuguesas, a partir de endereços na Internet. No manifesto, além do CDS-PP (como opositor moderado da imigração) e do Partido Nacional Renovador, são citados três “endereços nacionalistas”: www.causanacional.net; blogidentitario.wordpress.com e www.juvenac.org. Breivik justifica algumas das referências nos documentos com contactos e visitas, mas poderão ter sido copiadas apenas da Internet.

Visão de um nacionalismo que nos torne numa futura Nações das Pátrias, não pode ser levada a estes extremismos, matando indiscriminadamente pessoas inocentes, as nossas atitudes radicais e brutais levam a opinião pública que é o povo a ver-nos como xenófobos e sem direito a sermos representados nos parlamentos dos nossos países, ou a termos uma  "voz".
Somos o povo e para isso é necessário que as nossas atitudes sejam muito ponderadas, e os nossos membros têm de se cingir ás leis...

Sem comentários:

Enviar um comentário