PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Independência mongol é celebrada durante Naadam em Ulaanbaatar

Vamos em viagem... Para um dos verdadeiros países nacionalistas, e com uma história milenar...

A Mongólia  esse longínquo e isolado país encravado entre a Rússia e a China. Uma das razões principais para estar literalmente do outro lado do planeta (11 fusos horários adiante) é assistir às festividades do Naadam. O evento anual é considerado como as olimpíadas das estepes, com competições dos três desportos tradicionais – luta livre, corridas de cavalos e arco e flecha.
O feriado( de 24 de Julho) marca a independência da nação e os mongóis vestem suas melhores roupas para celebrar a data, com nacionalismo e orgulho. Todos os carros na capital Ulaanbaatar (também chamada de UB por suas iniciais) desfraldam uma bandeira nacional azul e vermelha.
O grande dia começa na praça Sukhbaatar, coração de UB. As tempestades dos dias anteriores cederam e o céu azul não mostra sequer uma nuvem. As festividades começam numa  imensa esplanada que abriga o Parlamento Nacional. Alguns visitantes europeus estão presentes, mas a grande massa de gente é mesmo mongol.
A serenidade da espera é quebrada com a chegada de um pelotão de nove cavalos brancos e outros nove marrons. É a Guarda Presidencial. Os soldados vestem uma pomposa roupa azul e vermelha, com chamativos frisos dourados. Eles ingressam na praça, desmontam e sobem a escadaria em direcção ao Parlamento. Uma gigantesca estátua de Gêngis Khan, o imperador mongol que dominou meio mundo há oito séculos, vela com autoridade sobre seus soldados modernos.
O pelotão entra no prédio por uma pequena porta lateral e, em poucos minutos, reaparece sob forte ovação da população local. Cada um dos nove soldados carrega nas mãos um estandarte branco, confeccionado com fios das caudas de cavalos alvos. “Os estandartes brancos simbolizam a vitória e a paz”.“Os estandartes negros simbolizam a guerra. É uma tradição desde os tempos de Gêngis Khan.”
Soldados da Guarda Presidencial em frente ao Parlamento dão início ao cortejo com os estandartes nacionais.
Na esplanada, os nove soldados (dos cavalos marrons) esperam seus companheiros. Eles têm a honra de segurar os estandartes por alguns instantes, enquanto a tropa principal volta ao dorso dos animais brancos. Enfileirados em par, os soldados da Guarda Presidencial dão início a um cortejo de 2 km em direcção ao Estádio Nacional. – Os cavalos estão em constante movimento – A Tiragem de fotografias é dificultada pela acção dos policiais que, com empurrões autoritários do estilo soviético, expulsam os espectadores com o pretexto de abrir espaço para a cavalaria.

O séquito de cavaleiros segue pelas avenidas de UB até o Estádio Nacional.
O estádio está repleto e os cavaleiros portadores dos nove estandartes de Gêngis Khan são recebidos com aplausos e gritos de “hurray”. Eles entram no relvado para mais um momento solene: colocar os estandartes em uma plataforma em frente à tribuna de honra. A marcha dos soldados – levantando uma das pernas horizontalmente, a 90 graus – impressiona até aqueles que não possuem grande paixão por desfiles militares.
Finda a cerimónia marcial é hora do Presidente da República T. Elbegdorj ir ao relvado e saudar o seu povo. Vestido com a bata tradicional mongol, ele abre oficialmente o Naadam de 2011 que comemora os 90 anos da independência do país.
Logo após o discurso do presidente, o gramado é invadido por dezenas de crianças com vestes multicoloridas.
O espectáculo de abertura do Naadam também apresenta danças e vestimentas tradicionais mongóis.
Espero que tenham gostado desta pequena viagem ao dia do feriado da Mongólia.

Sem comentários:

Enviar um comentário