PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nação/ Nacionalismo

– Nação e nacionalismo correspondem a realidades que têm forte impacto sobre a política e se encontram vinculadas ao fato mais concreto da realidade quotidiana de todos os indivíduos, que é o Estado. Na periferia, o nacionalismo tem natureza radicalmente distinta dos movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa, os quais tiveram sua reputação manchada pelos extremismos ...
O mundo real do século XXI é um mundo em que proliferam os conflitos e as divergências dentro e entre os Estados, e em que a elaboração permanente de normas e a actividade política incessante são realidades inescapáveis. As tentativas dos Estados no centro do sistema mundial de impor políticas económicas e sociais, as crescentes assimetrias de riqueza e de poder, e a tentativa dos Estados do centro de impor à periferia, pela violência ou pela pressão económica, mudanças de regime político e econômico fazem ressurgir com mais força os movimentos anti-globalização e os nacionalismos.
O povo vai descobrindo e reconhecendo neste movimento nacionalista anti-globalização o factor identitário da sua cultura, língua... e da sua libertação do jugo do capitalismo judaico jacobino, e do jugo das super-potências e quer ter o direito de decidir o seu destino, e é por isto que o movimento nacionalista tem que se unir para poder ter vozes que o representem.

Sem comentários:

Enviar um comentário