PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS

PORTUGAL GLORIOSA PATRIA DOS LUSITANOS
LUSITANOS LEVANTAI DE NOVO O ESPLENDOR DE PORTUGAL

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escândalos na Misericórdia do Barreiro

O que se passa actualmente na Misericórdia do Barreiro deveria merecer o interesse e a mobilização de todos os barreirenses, pois aquela "CASA" deveria ser de todos, mas não é. É quase exclusivamente do Provedor Júlio Freire.


Em reunião geral de trabalhadores, no passado do mês de Dezembro, o sr. Júlio Freire transmitiu o que já tinha dito na sessão solene dos 450 anos, que a construção da futura Unidade de Cuidados Continuados já vai em mais de 7 milhões de euros, quando um ano atrás quando foi lançado o concurso o valor foi de 3 milhões e meio de euros, de acordo com o que sistematicamente veio referido na comunicação social. Este desvario, em ano de grande crise põe em causa a própria sobrevivência da Misericórdia. Pois já hipotecou ao BES as instalações valiosas do património da Misericórdia, o que levará certamente aquele banco a tomar conta da instituição. O que será feito dos utentes e trabalhadores daquela casa, que em 2010 nem sequer foram aumentados?

Na mesma reunião com os trabalhadores Júlio Freire, consta que disse que não havia dinheiro para fazer um jantar de Natal com os trabalhadores, mas em vez disso recebe um ordenado mensal de mais de 2 mil euros, para além de gastos de gasolina e come quase todos os dias em restaurantes com os seus amigos. O que tudo junto deve andar á volta de 4 mil euros mês. E o Estado, os velhotes e suas famílias é que pagam este abuso todo. Para não falar de algumas situações que também dão prisão, como por exemplo  compra de veículos sem concurso nem consulta a um seu sobrinho (de que este se gaba  no Barreiro), bem como a concessão de benesses ao filho que trabalha no Jornal do Barreiro pertença da Misericórdia, que não se justifica a sua existência, pois dá prejuízos sucessivos e que o Júlio Freire  oculta nas contas da instituição. Este apenas serve para a promoção política e pessoal  do Júlio Freire e seus amigos.


A gestão daquela casa é feita a belo prazer do Provedor Júlio Freire, acompanhado pela Vice-Provedora Sara Oliveira( que todo o Barreiro já sabe, é sua "amante" e que o tem na mão. Por que será?!...É referido em particular, que muitas vezes os mesmos já foram apanhados por mesários e funcionários em sessões de sexo oral, striptease em cima da mesa da sala de reuniões e outras intimidades, nas instalações daquela casa. Consta mesmo que a Sara Oliveira é vista com frequência a fazer rondas á casa de Júlio Freire e que terá contado a algumas pessoas que já pensou em ir á casa de Júlio e pôr tudo em pratos limpos com a mulher deste).


Á Vice-Provedora saiu a sorte grande ao entrar na direcção daquela casa, pois come á borla ( almoça e janta ) na instituição( quando não acontece vai comer fora e a instituição é que paga ), recebe mais de 500 € por mês e ainda tem telemóvel á borla. Tudo junto esta "voluntária"" tira cerca de 1.500€ todos os meses, governando-se á grande e á francesa á custa dos pobres e seus familiares. Não admira, porque é que alguns fornecedores da nossa praça se queixam do atraso de pagamentos, tendo alguns deles deixado fornecer a instituição.


Para além da Vice-Provedora Sara Oliveira, o Júlio Freire está acompanhado pelo Dr. José Engrossa, que foi vereador do PSD, e cuja mulher recebe mensalmente a totalidade do vencimento, quando apenas vai á Misericórdia meia dúzia e vezes por ano, pois a mesma só trabalha para as festas.

Faz também parte do grupo o Manuel Cerqueira do PS( genro do perseguidor(PIDE) Cabra Alta), que já colocou o filho na creche como administrativo. Faz também parte o Luís Correia do PS, o tal que até á pouco tempo era alvo de chacota pelo Júlio e Sara e que ameaçou que abandonava a direcção, mas que lá ficou desde que o Júlio autorizou a contratação de uma cunhada e ir almoçar todos os dias á conta da Misericórdia.

Também importa referir as afinidades existentes entre os dois únicos membros ainda em exercício da Mesa da Assembleia Geral (pois um já se demitiu ), ou seja o próprio presidente, Alves Pereira, pai da assessora jurídica da Misericórdia e do primeiro secretário, Manuel da Luz, ligado ao PSD), que de acordo com o que diz o Provedorá boca cheia, vive amantizado com uma trabalhadora da instituição. Sendo estas escandalosamente coniventes com esta situação.

Júlio freire para tentar controlar o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, colocou a amante Sara Oliveira como administradora do jornal do Barreiro, pertença da Misericórdia, para condicionar as notícias que saem sobre a Câmara, fazendo a ponte e outros tipos de "favores e prazeres" ao actual presidente da Câmara. Factos estes que são mais que comentados na cidade do Barreiro até Coina.

Tratando a Vice-Provedora, junto do "amigo" Carlos Humberto, para que tudo funcione normalmente. Também a Segurança Social fecha os olhos a esta ilegalidade(tratando os boys do PS que trabalham na Misericórdia, MM, CC E JP para que não haja nenhuma inspecção). Apesar disso, a inspecção geral do trabalho, onde o Provedor não consegue chegar, tem inspeccionado e multado a Misericórdia pelos riscos para os utentes e trabalhadores, que aquela obra tem trazido. Por exemplo, consta que chove lá dentro e que já faleceram utentes. No Hospital do Barreiro tem-se comentado o estado em que alguns utentes têm dado entrada, com problemas causados pela obra, já que não foram acauteladas as mais elementares regras de segurança, higiene e saúde de um espaço daquela natureza.

Aliás, grandes especialistas em obras são o Provedor e a amante Sara Oliveira e o seu Arquitecto Porfírio (seu amigo pessoal e que efectua todos os projectos sem concurso, os quais são alvo  de chacota na Câmara e outros locais), como não bastasse o mesmo beneficia de um contrato de trabalho com vencimento fixo mensal elevado , que acumula com o que recebe dos projectos. Para além disso, também é visto a almoçar á conta da Misericórdia.


Um belo exemplo destes famosos mestres de obra foi a construção da tão falada, nova cozinha da Misericórdia, ao (por más razões) conhecido construtor civil "O Pezinhos" e cuja a obra ficou por mais do dobro do que foi inicialmente ajudiciada, tendo havido necessidade de serem os trabalhadores da Misericórdia a concluir a mesma, e a reparar os erros  de construção realizados pela empreitada do referido construor civil. Este era visto a almoçar ou a lanchar quase todos os dias com o Provedor. A construção desta cozinha foi efectuada sem concurso e sem autos de mediação, ao sabor dos interesses de ambas as partes (Júlio e Pezinhos).

O Júlio gere a Misericórdia como sendo sua coutada e vive rodeado de intresseiros e imbecis, boys do PS e familiares.
Comenta-se que o sobrinho Carlos Freire responsável pelas compras da Misericórdia e pela cozinha, dirige sem critérios, protegido pelo tio, as despesas daqueles sectores, que comenta quem sabe, têm sido aqueles que têm apresentado sucessivamente grandes aumentos de gastos, não vendo os utentes melhorias na qualidade que lhes é fornecida. Não é de admirar, porque os funcionários o vêem, repetidas vezes a carregar géneros da Misericórdia, os quais têm por destino a sua casa, a da sua mãe e a do seu tio.

Do elenco desta direcção já se demitiram vários elementos, incluindo pessoas que não pactuaram com esta trafulhice.


Também o presidente do Conselho Fiscal, Padre Rodrigo Mendes, está comprado pelo Júlio, que o levou ao Brasil, ao congresso internacional das Misericórdias, que teve lugar em Fortaleza, mas que no 3º dia , foram todos para o Rio de Janeiro passar uma dúzia de dias á conta do Estado e dos velhinhos  que pagam as despesas da Misericórdia. Como se não bastasse, o Padre Rodrigo Mendes, com a cumplicidade do Bispo de Setúbal, convenceu o Júlio a nomear Capelão o seu afilhado, Padre José Manuel, pároco do Lavradio, com o direito a ordenado mensal pago pela Misericórdia. Que praticamente Zé Manuel (como é conhecido) não mete os pés na Misericórdia, sendo que a assistência religiosa é feita pelo Diácono Margalhau , cujo o filho é quadro superior da Habipax( empresa a quem foi ajudiciada a construção da creche da Misericórdia) cujo valor final de construção terá sido muito superior ao adjudicado.

É por causa destas situações que o presidente do Conselho fiscal não questiona a penhora dos lares ao banco, a grande derrapagem do custo da Unidade de Cuidados Continuados e nem as elevadas despesas de representação que são feitas.

O banco tem o Provedor "na mão", pois este viajou várias vezes ao estrangeiro para ver jogos de  futebol á "conta" do BES ( que tanto se gabou no seu núcleo de amigos), com o intuito deste banco também financiar os empréstimos á habitação dos filhos.

É esta promiscuidade que se vive na Misericórdia em que os seus corpos gerentes vão contra todo o espírito social da Igreja, a transparência e lealdade que deve reger as instituições declaradas de utilidade e serviço público.

Muito mais haveria a dizer, mas fica para outra oportunidade!...

O actual mandato do Júlio Freire termina no corrente ano, esperando que não se renove e que se consiga na altura própria o que há 8 anos não foi possível, isto é, correr de vez com tão nefastos, corruptos e oportunistas corpos sociais daquela Santa Casa, que é de todos os Barreirenses.


Mas antes de este mandato findar, devia a quem de direito efectuar uma séria investigação judicial, e punir os responsáveis.

11 comentários:

  1. também sei que esta triste história é verdadeira, e deveria ser participada nos meios de comunicação social mais influentes deste país, por forma a originar uma séria investigação pelas autoridades.

    ResponderEliminar
  2. Um idosa da Misericórida foi mordida por ratazanas enquanto dormia, o filhos queriam intentar um acção contra a Santa Casa da Misericórida, mas o provedor lá conseguiu, mais uma vez abafar o caso. Na cozinha existem dezenas de gatos ao pé das cozinheiras e ninguém faz nada ! E o ouro do idosos que tem desaparecido... está na hora de correr com essas pessoas !!

    ResponderEliminar
  3. A melhor forma e levar estes casos é a comunicaçao social, contactando uma estaçao da tv. Dar a conheçer e Tdo o país mais um caso escandaloso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. partilhem no facebook que já é um bom começo!

      Eliminar
  4. Lamentavelmente não é caso unico. Basta dizer que, ao ler isto, me recordo imediatamente da Máfia da Santa Casa de Arganil que correu com a minha tia, funcionária de 22 anos por ser delegada sindical, e que, tendo sido despedida indevidamente, está a vencê-los (a custo) em tribunal. No entanto, uma funcionaria, responsável pela secretaria, passava a mão no dinheiro dos idosos, nos seus vales postais, deve ter passado a mão em dinheiro meu, que tinha a minha avó lá (tendo falecido, haviam de ver a conta que me enviaram!!!) e foi suspensa e readmitida... para as mesmas funções!!!
    Deve ser amante de algum lá dentro, por certo!
    Não há quem pare uma coisa destas? É só o que me pergunto!...

    ResponderEliminar
  5. Se alguém souber de algum advogado que trate de casos destes de forma gratuíta, pelo bem deste país, como ainda existem alguns por ai, por favor, avisem-me, porque adoraria pôr um enorme processo a estes «senhores»...
    margaridapereira2003@gmail.com
    Grata

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite.
    Dirija-se á Associação de Advogados na Av:Alfredo da Silva,onde antigamente era a vacinação.Eles atendem por volta das 18h e as pessoas não pagam,é através das Juntas de Freguesia.
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  7. Olá Margarida Portela,
    se for á sua Junta de Freguesia,pergunte onde é a Associação de Advogados,que trabalha para a população que não pode pagar.Na própria Junta inscreva-se porque no Barreiro também há.
    Boa Sorte

    ResponderEliminar
  8. Alguém me sabe dizer quando foi que a creche Rainha D. Leonor abriu? A inauguração oficial foi dia 7 de outubro mas tenho ideia que o estabelecimento abriu antes dessa data.
    Esta informação é muito importante para mim pelo qe se alguém souber a resposta agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei perfeitamente que a creche Rainha D.Leonor abriu muito antes da sua inauguração oficial.

      Anonimo Abril, 2012

      Eliminar
    2. Cá se fazem cá se pagam! E ele pagou antes de morrer. Sofreu fisicamente. Pode ficar-se impune perante a lei, perante os tribunais... mas a Vida encarrega-se do resto. Devolve-nos tudo o que merecemos!

      Eliminar